Não Resolvido
Esta postagem tem mais de 5 anos
1 Mensagem
1
14304
24 de janeiro de 2016 20:00
Borda preta em volta da tela
Prezados,
Recentemente, comprei um Inspiron 15 5548, com dual vídeo INTEL HD 5500 e AMD RADEON M265.
O computador veio normal, sem problemas.
Ao conectar um segundo monitor, contudo, minha tela diminuiu de tamanho. Fica uma borda preta em volta de toda a tela. A resolução também está menor, não chega a 1920x1080 como prometido.
Eu perdi um bom tempo procurando na internet a resposta. Já cheguei a ver dizerem que era "normal". Ocorre que o computador não veio assim (estava com a tela toda preenchida).
Além disso, eu verifiquei diversos tópicos dizendo que esse problema é comum no Windows 10.
Basta procurar na internet por "Black Border" e "Windows 10".
Eu acredito que seja um problema de driver. Meu Windows, por exemplo, não reconhece a tela do computador, aponta como "generic pnp display".
Parece um problema de scalling, não sei ao certo.
Já tentei restaurar de fábrica, instalar os drivers mais novo, atualizar o Windows, nada deu certo.
Conto com a ajuda de vocês,
Obrigado,
Felipe

RobertoBarros
5 Mensagens
1
1 de fevereiro de 2016 06:00
Comprei esse mesmo computador, porém com Ubuntu, e está ocorrendo o mesmo problema de borda preta em volta do monitor do notebook. Alguma solução para isso?
Minha grande dúvida é se isso é realmente um problema de software ou de hardware.
rafaelbduarte
2 Mensagens
0
11 de fevereiro de 2016 12:00
Tive o mesmo problema. Ao ligar o notebook a uma tela externa (uma TV Samsung via cabo HDMI) a tela encolheu. Não encontrei onde ajustar e corrigir o problema. Fucei em todo canto das configurações de tela e monitor.
Lamentável não haver nenhuma resposta da Dell sobre isso. Em outros foruns respondem que isso é normal nas telas touchscreen. Mas minha tela não veio assim. A imagem preenchia toda a tela e ia até a borda. Quero que volte a ficar dessa forma. Não quero a tela reduzida.
felipe_couto
2 Intern
•
982 Mensagens
0
16 de fevereiro de 2016 10:00
Olá!
Tente instalar essa versão do seu driver de vídeo: http://dell.to/1NXumMj
RobertoBarros
5 Mensagens
0
16 de fevereiro de 2016 11:00
Alguém testou esse driver? Como o sistema operacional do meu modelo é Ubuntu, não tenho como testar esse driver de Windows.
RobertoBarros
5 Mensagens
1
8 de março de 2016 07:00
Após instalar o Windows e testar as últimas versões de Driver de vídeo para este notebook continuo com o problema das bordas pretas ao redor da Tela.
A única conclusão que consigo chegar é que esse é mesmo um problema de hardware.
Se você comprar um notebook Dell Inspiron 15 NUNCA conecte a um monitor ou TV externo, ou irá ficar com o tamanho de sua tela reduzido permanentemente.
Rodrigo Teixeira
100 Mensagens
0
9 de março de 2016 08:00
Borda preta ?? Se fof touch é normal.
RobertoBarros
5 Mensagens
0
9 de março de 2016 09:00
Sim, é o touch. E não, NÃO é normal essa borda preta. Ao receber o computador a imagem ocupava toda a tela. Somente depois que eu conectei em um monitor externo é que apareceu a borda. Portanto a tela tem capacidade de exibir imagem em toda sua área útil. Por algum motivo a imagem não usa toda a tela e não existe nenhuma configuração que permita voltar a utilizar toda a área da tela.
Rodrigo Teixeira
100 Mensagens
0
9 de março de 2016 09:00
Ta doido O.o
rafaelbduarte
2 Mensagens
0
9 de março de 2016 10:00
Eu confirmo o que o Roberto disse.
Também recebi o meu há poucas semanas. Fui ligar na TV através de um cabo HDMI e a imagem da tela, que antes ocupa todo o espaço disponível, passou a ter em torno de 1 cm de espaço em cada borda.
Quando a Dell é questionada eles dizem que isso é normal porque a tela é touch. Mas se fosse por isso, então a imagem não ocuparia toda a tela num computador novo. Isso só acontece depois de ligar num monitor externo.
Já tentei atualizar drivers e procurei em vários sites e foruns, mas não achei solução. Algumas soluções falam de uma atualização de driver que tem uma tela de configuração que não é exibida quando esse driver é instalado no Dell.
Parece que há alguma configuração de driver da própria Dell ou do hardware que eles usam que vem com esse bug. O driver da placa de vídeo, no Dell, não exibe todas as configurações que o site do fabricante da placa apresenta.
RobertoBarros
5 Mensagens
0
9 de março de 2016 12:00
Tanto no software do driver da Intel quanto no da Radeon não existe a opção de scaling para a tela do notebook,
Até existe a opção de scaling para monitores externos no driver da Intel para Windows (no Ubuntu não existe essa configuração). Para monitores externos é possível ajustar o scaling para o tamanho exato do monitor, permitindo que a imagem ocupe toda a tela.
Já para a tela do próprio notebook não existe nenhuma configuração de scaling e por isso você perde praticamente uma polegada da área útil da tela.
Rodrigo Teixeira
100 Mensagens
0
9 de março de 2016 12:00
Já olharam no painel de controle de gráficos da Intel ?
vinicius queiro
17 Mensagens
1
20 de abril de 2016 17:00
Esse problema é tao antigo que eu desisti de procurar uma solução junto a Dell. A placa AMD e o windows 10 mostram muitas incompatibilidades. Os jogos que uso não reconhecem a placa AMD só a placa intel. Perco por não utilizar a placa e perco tbm tamanho de tela pq fica uma borda preta.
Inspiron 5547
Porks
1 Mensagem
0
28 de março de 2018 05:00
Não resolveu???
estou com o mesmo problema!
Guilhp
2 Mensagens
0
3 de abril de 2018 13:00
Um **bleep** erro de engenharia se for ..... mas enfim ... ele trocou por uma tela nova e a tela nova Jam ligou com a mesma borda .... sinal que não eh hardware .... enfim mto estranho eu ter notada essa borda agora é nunca ter notado antes .... tô bolado
pmarcos6821
8 Professor
•
6.3K Mensagens
•
28.1K Pontos
0
3 de abril de 2018 14:00
Quando coloca 2 monitores ao mesmo tempo ele divide a resolução entre as telas e fica com base na menor resolução se não me engano. O jeito é escolher a opção "somente tal monitor"